A Escola e a Alimentação
Higiene, Segurança e Política Alimentar


A alimentação, particularmente na infância e adolescência, têm uma influência determinante no desenvolvimento emocional, intelectual e social.
A responsabilidade nesta educação alimentar passa não só pelos pais e familiares mas também pela Escola, que deve funcionar como um todo, coincidindo o que é ensinado na sala de aula e a sua aplicação no refeitório. Contudo, a Escola para conseguir oferecer alternativas alimentares saudáveis e de qualidade, tem pela frente um conjunto alargado de desafios. Não é suficiente ter as melhores ementas para que as crianças as consumam.
Para haver uma efetiva mudança de atitudes e perceções, há que ter em atenção que é preciso envolver alunos, pais, professores e auxiliares na definição da política alimentar da escola. É urgente um compromisso que defina claramente quais os alimentos admitidos na escola, que regule a presença de alimentos nutricionalmente desequilibrados, definindo os critérios para a elaboração das ementas escolares.
Não só a qualidade e variedade alimentar são determinantes da prática de uma alimentação saudável. Sendo imprescindível incutir nas nossas práticas alimentares o respeito pelas proporções diárias aconselhadas de cada grupo nutrientes, tal como nos é exposto na roda dos alimentos. No Colégio Galáxia Branca, este ano letivo, vamos implementar uma rotação entre pratos de proteína animal (peixe ou carne) e vegetal. Bem como, faremos uma rotação entre os diferentes acompanhamentos (massa, arroz, puré, batata).
A exposição a alimentos diferentes e multiculturais é um dos nossos grandes objetivos, para assim combater dietas restritivas e monótonas e permitir a ingestão de todos os nutrientes essenciais-Dentro de cada receita, vamos misturar conceitos e acompanhamentos, para assim criar mensalmente pratos novos e nutritivos.
No Colégio Galáxia Branca, respeitamos a individualidade de cada criança que tem o direito a tirar prazer da hora da refeição, bem como, tem direito a não gostar de certos sabores e texturas, mas para isso é necessário provar e experimentar.
Cada criança tem também o seu apetite e o seu gosto próprio que devem ser respeitados dentro do grupo.


Orientações e compromissos das refeições elaboradas no Colégio:

- Ingestão diária de fruta a meio da manhã em todas as salas e idades. - Utilização das cores naturais dos alimentos para elaborar refeições atrativas e saudáveis onde os legumes marcam presença ativa e não disfarçada.
-Evitar pratos confecionados com recurso a frituras.
-Introdução de alimentos fabricados com farinhas integrais (pão integral e mistura de massas alimentares integrais na confeção de massas refinadas).
-Preparação de ementas especiais para alunos com alergias e intolerâncias.
-Manter rotação de pratos com proteína animal (carne e peixe) e vegetal.
-A nossa sopa é composta por uma base de, abóbora, cenoura, alho, cebola, nabo, curgete, batata e chuchu.
-Diariamente a sopa leva um legume cortado finamente para que as crianças aprendam a mastigar e apreciar a textura dos legumes.
-A fruta e os legumes vão ser sempre os da época, sendo estes entregues semanalmente no Colégio pelo nosso fornecedor local.
-As leguminosas vão fazer parte da ementa semanal.
-Vamos recorrer preferencialmente a leguminosas, cereais e legumes não enlatados.
-Os acompanhamentos vão sempre ser coloridos, o arroz e a massa vão ter sempre um legume ou especiaria para dar cor, vida, nutrientes e alegria a cada refeição.
-Todos os dias será servida salada a acompanhar a refeição.
-As ervas aromáticas vão fazer parte das refeições diárias, o que nos vai ajudar a reduzir o Sal.
-Esporadicamente, vamos ter uma “refeição do mundo”.
-Todas as tolerâncias e restrições alimentares vão ser seguidas à risca.
-Vamos abusar dos iogurtes e manter a proibição de sobremesas.
-Os cereais do lanche são preferencialmente integrais e compostos por uma mistura que fazemos no colégio.
-Nas festas de aniversário não permitimos bebidas gaseificadas nem “ saquinhos de doces”.
-Nos nossos lanches proporcionamos a opção de leite sem lactose.






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Lanche

Este ano letivo, tendo em conta os conhecimentos adquiridos ao longo do ano passado, vamos continuar a conversão dos lanches do período da tarde em alternativas mais saudáveis. Vamos continuar a tentar minimizar o excesso de consumo de açúcar presente na maioria dos produtos existentes para o lanche. Consumimos iogurtes não açucarados e os cereais e papas de supermercado foram substituídos por papas de aveia, millet, farinha de arroz, sêmola de milho e farinha de alfarroba. As papas são confecionadas no colégio com fruta natural.
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A implementação do sistema H.A.C.C.P.– Medidas adotadas


-Cozinha equipada exclusivamente com equipamento em Inox e com paredes laváveis.
-Utilização de papel em substituição de panos.
-Recurso a fardas e utensílios práticos e higiénicos.
-Armazenamento diário por período de 72 horas de toda a comida confecionada·
-Etiquetagem de todas as embalagens.
-Lavagem e desinfeção de todos alimentos.
-Controle rigoroso de temperaturas e restantes especificações de toda mercadoria entregue.
-Entrega diária de produtos do dia.
-Utilização de produtos frescos da época.
-Controle de todas as etapas de confeção da refeição.



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O respeito pela diferença – O conceito de “ESCOLA INCLUSIVA”

A Educação Pré-escolar implica o respeito pelas crianças que se afastam dos padrões “normais“, dando resposta a cada uma delas e adotando uma prática pedagógica centrada na cooperação que inclua todas as crianças e aceite as diferenças.
O funcionamento como “Escola Inclusiva“ pressupõe que todo o planeamento seja realizado tendo em conta o grupo e atenda às características individuais de cada um.
O grande objetivo é oferecer a cada criança condições estimulantes para o seu desenvolvimento tendo em como referência o grande grupo, para assim tomar consciência das diferenças intelectuais e sociais que a rodeiam.
No Colégio Galáxia Branca, as crianças diagnosticadas como NEE´s crianças com “Necessidades Educativas Especiais“ são incluídas no grupo e beneficiam das oportunidades educativas que são proporcionadas a todos.
A plena inserção da criança com Necessidades Educativas Especiais implica o envolvimento de todos os intervenientes - Profissionais, crianças, pais e comunidade.
A plena educação de todas as crianças implica a convivência com a diferença, o respeito pelos mais fracos, a aceitação do abrandamento coletivo em prol do benefício comunitário.
Os grandes beneficiários da convivência somos todos nós e não apenas as crianças com NEE´s.




Preservação do Meio Ambiente

Procuramos educar e sensibilizar os alunos para os problemas ecológicos do planeta e para a necessidade de adotar medidas de prevenção e preservação do meio ambiente. Aproveitando datas comemorativas relacionadas com o tema, ou inserida nos temas dos projetos de sala, esta é uma área de grande destaque no colégio e sempre que possível, é inserida noutras temáticas em que tal se justifique. Abordamos conceitos como a Desflorestação, a Pegada Ecológica e a Poluição.
Temos uma horta no nosso pátio, com um reservatório onde aproveitamos a água da chuva e procuramos proporcionar atividades em que os alunos tenham parte interveniente na manutenção da horta, proporcionando um contato direto com a natureza.



Educação para a Cidadania

Diariamente, com a devida adequação à valência em causa, partilhamos experiências, conversamos, lemos notícias, organizamos projetos de grupo, falamos dos nossos fins de semana, das festas, e dos problemas. Com estas conversas informais, pretendemos expô-los à sociedade em que se encontram, à cultura, aos problemas sociais, à história, à política, a tudo o que os faça ter a perceção de fazerem parte de um todo, no qual vão ter uma participação cada vez mais ativa à medida que crescem. Pretendemos ajudá-los a ter essa noção de responsabilidade social e acima de tudo, a aumentar a sua auto estima e capacidade de lidar com frustração e desilusão. Queremos ajuda-los a ser indivíduos íntegros, solidários e serenos, capazes de viver em sociedade de modo harmonioso e responsável.
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