Atividades de enriquecimento curricular


(As atividades são lecionadas em todas as valências, excetuando o Alemão que apenas não é lecionado na creche)



Inglês


A base de trabalho do programa de Inglês é o programa oficial do 1o ciclo de Escolaridade Básica. Pretendemos com isto preparar as crianças para o programa que vão desenvolver na Escola Primária. De acordo com a idade, o programa é adaptado e lecionado em cada faixa etária de forma apropriada.
Um dos grandes instrumentos pedagógicos é a música que, sempre em inglês, desperta curiosidade para a nova língua e ajuda a perder a vergonha de falar.
As vantagens de falar mais que uma língua são muitas em termos sociais e económicos, mas estudos recentes demonstram também que falar mais que uma língua desde a 1o infância permite desacelerar o processo de envelhecimento da mente.
Com exceção do berçário, todas as salas vão ter uma aula semanal e cada Educadora vai dar seguimento ao programa no dia-a-dia da sala. O grande objetivo é espevitar curiosidades, tornar cada criança sempre e mais curiosa com outras línguas e culturas, e vamos faze-lo com recurso a conteúdos rotineiros com que cada um de nós lida todos os dias.

“Children who speak a second or third language may have an unexpected advantage later in life, knowing and speaking many languages may protect the brain against the effects of aging.”

Dr. Gitit Kavé







Inglês Creche - Metas a atingir:

Colours : Red Yellow Blue Green Orange Pink Brown White Black
Body : Head - Hands – Feet - Foot - Nose - Eyes – Fingers
Greetings : Hello – Goodbye – kiss
Numbers : One Two Three Four Five Six Seven Eight Nine Ten
Family : Mother Father Brother Sister
Animals : Dog – Cat – Bird – Fish – Frog – Lion – Pig - Cow

Inglês Jardim de Infância - Metas a atingir:

Greetings : Hello – Goodbye – What’s your name ? My Name is… Good morning
Colours : Red – Orange – Yellow- Green – Blue – Black – White – Brown – Grey – Purple
Numbers : 1-20
Face : Eyes – Ears – Nose – Mouth – Hair
Body : Head – Hand – Leg – Arm – Feet – Foot – Finger – Toes
Animals : Bear – Pig – Horse – Cow – Donkey – Chicken – Bird – Monkey - Shark – Whale – Fish - Cat – Dog – Bird – Fish – Turtle – Mouse
Fruits : Apple – Banana – Orange – Mango – Pineapple – Watermelon – Lemon – Strawberries – Melon – Grape
Food : Eggs – Milk – Vegetables – Soup – Water – Cheese – Carrot –Tomato – Lunch – Dinner – Breakfast – Fish – Meat – Bread
Family : Mother – Father - Sister - Brother – Boy – Girl - Grandfather – Grandmother Uncle – Aunt – Cousin
Classroom : Please – Door – Window – Sit Down – Stand Up – Silence.
School Language : Pen – Pencil – Eraser – Book
Clothes : T-Shirt – Jeans – Shoes – Skirt – Dress

Stacks Image 1209




Stacks Image 684



Inglês Apoio ao Estudo - Metas a atingir

Greetings : Hello – Goodbye – What’s your name ? My Name is… Good morning – How Old are you? I’m …. Years old
Colours : Red – Orange – Yellow- Green – Blue – Black – White – Brown – Grey – Purple
Numbers : 1-100
Face : Eyes – Ears – Nose – Mouth – Hair
Body : Head – Hand – Leg – Arm – Feet – Foot – Finger – Toes – Shoulders – Knees
Toys : Ball – Doll – Car – Robot – Teddy bear
Pets : Cat – Dog – Bird – Fish – Turtle – Mouse
Animals : Bear – Pig – Horse – Cow – Donkey – Chicken – Bird – Monkey - Shark – Whale - Fish
Fruits : Apple – Banana – Orange – Mango – Pineapple – Watermelon – Lemon – Strawberries – Melon – Grape
Food : Eggs – Milk – Vegetables – Soup – Water – Ice-cream – Cheese – Cabbage – Potato – Carrot –Tomato – Strawberry – Eggplant – Garlic
Family : Mother – Father - Sister - Brother – Boy – Girl - Grandfather – Grandmother Uncle – Aunt – Cousin
Classroom :Language Please – Door – Window – Sit Down – Stand Up – Silence – Open / Close the door
School Language : Pen – Pencil – Eraser – Book – Desk – Chair – Teacher – Student – Schoolbag
Clothes : T-Shirt – Jeans – Shoes – Skirt – Dress
Calendar : January – December . Monday – Sunday
Weather : Sunny – Cloudy – Windy – Rainy – Snowy – Stormy
Home : House – Apartment – Bedroom – Bathroom – Kitchen – Living room



Alemão

O programa de Alemão foi concebido com a finalidade de facultar aos alunos um primeiro contato com a língua. Não esperamos que com esta primeira abordagem, os alunos adquiram um nível de vocabulário como o que exigimos no Inglês. Esperamos sim que eles se habituem a distinguir diferentes idiomas e que o seu cérebro usufrua dos benefícios da aprendizagem de diferentes línguas na infância.

Metas a atingir: Vocabulário :

Números - Até 50
Cores - Rot, Blau, Grün, Gelb, Weiß, Schwarz, Grau, Orange.
Família – Frau, Mann, Mutter, Vater, Schwester, Bruder, Großmutter, Großvater. Meses – Januar, Februar, März, April, Mai, Juni, Juli, August, September, Oktober,
November, Dezember.
Animais - Hund, Katze, Fisch, Vogel, Hähnchen, Schwein, Pferd, Ente, Kuh, Ziege,
Delfin, Schmetterling, Bär, Kaninchen, Schildkröte, Maus, Hai.
Dias da semana – Montag, Dienstag, Mittwoch, Donnerstag, Freitag, Samstag, Sonntag.

Início de conversação:
Wie heisst du?
Woher Kommst du?
Wo wohnst du?
Was machst du?
Wie alt bist du?
Wie ,was, wo, woher, wer...
Guten morgen/tag/abend/nacht; auf wiedersehen; tschuss; wie geht es ihnen; danke; entschuldigen.





Stacks Image 697

Música

Ao trabalhar com os sons, a criança desenvolve a sua atividade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar, ela está a trabalhar a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons, ela descobre as suas capacidades e estabelece relações com o ambiente em que vive. A Música será lecionada um dia por semana pela Educadora, não obstante estar sempre presente no nosso dia-a-dia no Colégio.

Músicas Portuguesas para aprendizagem na sala:

• Sete e sete são catorze
• Abelha Maia
• Come a Papa
• Dó Ré Mí
• Era uma vez um Cavalo
• Frei João
• O meu Chapéu
• Havia um Pastorinho
• Patinhos


Músicas Inglesas para aprendizagem na sala:

• Going on a Bear Hunt
• The Wheels on the bus
• Apple for you
• Happy Birthday
• Jungle
• My dog
• Little Star

Músicas Alemãs para aprendizagem na sala:

http://www.youtube.com/watch?v=REcF5tVh0HQ
http://www.youtube.com/watch?v=BKzoXXXar9I
http://www.youtube.com/watch?v=0pkj_UKNY6M
http://www.youtube.com/watch?v=3ehbv6aA8Tg



Ginástica

Um dia por semana as salas a partir dos 2 anos dedicam uma manhã ao desporto. Dependendo do tempo, a aula é feita dentro da sala ou no exterior. A aula é dada pela Educadora e tem as seguintes orientações:

Objetivos:

- Exercício como forma de vida saudável.
- Estimular atividades no exterior.
- Fugir dos jogos “preguiçosos“ (Consolas e Computadores).
- Relembrar os Jogos tradicionais.

Jogos:

Apanhada e Escondidas – Estimular corrida direcionada e concentração.
Joga da Macaca – Estimular concentração.
Saltar à corda e saltar ao elástico – Estímulo de pequenas canções e exercício físico.
Barra do Lenço – Estímulo de atividades de grupo.
Jogo da Mata – Jogo de equipa.
Cabra Cega – Apurar os sentidos.

Atividades:

- Desporto de colchão.
- Aulas relaxamento.
- Ginástica orientada.




Natação (extra curricular)

A Natação vai ser praticada nas instalações do Colégio Colibri

(http://www.colegiocolibri.pt/index.php/oferta-educatica/jardim-infancia ).

Os alunos irão acompanhados por duas Auxiliares do nosso Colégio e os pais estão convidados a assistir a uma aula e conhecer as instalações.










Stacks Image 701







Atividades e Projetos que envolvem o colégio na comunidade:


Visitas de estudo

Ao longo do ano realizaremos diversas visitas de estudo que consideramos pertinentes para desenvolver o projeto pedagógico do respetivo grupo, ou que, consideramos promotoras de estímulos benéficos para os nossos alunos. Procuramos realizar visitas que compadeçam com as nossas prioridades educativas. Tentamos que ao longo do ano os alunos saiam do ambiente escolar e explorem a natureza, a arte, a ciência, a cidadania e consolidem todos os valores que lhes transmitimos no nosso dia-a-dia. As visitas serão avisadas atempadamente de modo aos encarregados de educação receberem toda a informação inerente ao passeio e darem autorização.

Praia

A praia realiza-se no mês de Julho na praia do Tamariz durante duas semanas. O colégio leva lanche para as crianças comerem a meio da manhã, no regresso ao colégio tomam banho e todos os alunos, independentemente da valência em que se inserem, podem dormir a sesta.
Caso o tempo meteorológico inviabilize a ida à praia, os alunos irão ao Parque Marechal Carmona ou será proporcionada uma outra visita sem custos adicionais, que permita rentabilizar o aluguer do autocarro para esses dias.

Natal – Recolha de artigos em prol de instituições

No Natal iremos solicitar a intervenção das famílias, no sentido de ajudarem os seus educandos a tomarem parte interveniente numa campanha solidária, que irá reverter para instituições de caridade. A campanha será trabalhada na sala de aula com os alunos e aos pais será solicitado a contribuição de géneros que poderão ser alimentícios, vestuário ou brinquedos usados.

Parcerias

Durante todo o ano letivo vamos procurar ser intervenientes em vários projetos relacionados com as nossas prioridades educativas, em parceria com diversas entidades, de modo a explorar e pôr em prática os conceitos desenvolvidos.
Deste modo, esses projetos poderão ser relativos à sensibilização para problemas ambientais, sociais ou hábitos de vida saudável, em que procuraremos articular-nos com entidades como bombeiros; instituições de caridade e de proteção ambiental; profissionais de saúde e também esperamos poder contar com a participação de familiares especializados em áreas relacionadas com as temáticas.
Stacks Image 1211




Stacks Image 705